top of page

Funções do Baralho

 

Ataque 
Defesa 
Força de Vontade 
Cancelamento de Infortúnios
Compra de cartas 
Exploração de Locais 

Controle do Baralho do Jogador

Geração de Recursos

Gerenciamento de Ameaça

Preparação de Personagens

 

 

Ameaça Inicial 29

 

3 Heróis

Aragorn (Core 1) 

Theodred (Core 2) 

Eowyn (Core 7) 

 

21 Aliados

3 Guarda da Cidadela (Core 13)

2 Faramir (Core 14)

2 Filho de Arnor (Core 15)

3 Batedores do Riacho de Neve (Core 16)

2 Arqueiro do Veio de Prata (Core 17)

2 Tûk Errante (Core 43)

2 Guia de Lórien (Core 44)

2 Rastreador do Norte (Core 45)

3 Gandalf (Core 73) 

 

8 Acessórios

2 Regente Gondor (Core 26)

1 Pedra de Celebrian (Core 27)

2 A Simpatia da Senhora (Core 55)

2 Poder na Terra (Core 56)

1 Coragem Inesperada (Core 57)

 

21 Eventos

2 Sempre Vigilante (Core 20)

2 Por Gondor! (Core 22)

2 Ataque Surpresa (Core 23)

2 Sacrificio Valoroso (Core 24)

2 Saudação dos Galadhrim (Core 46)

2 Golpe apressado (Core 48)

1 Vontade do Oeste (Core 49)

2 Teste de Vontade (Core 50)

3 Levante e Lute (Core 51)

2 Uma luz na escuridão (Core 52)

1 Tumba dos Anões (Core 53)

 

 

Montagem do Baralho e Modo de Jogar:

 

Este baralho busca atingir o maior potencial de Força de Vontade disponível na caixa básica, assumindo diversas funções secundárias essenciais à missão, com a possibilidade de suporte para combate em detrimento de se comprometer com a missão.

 

Este baralho é uma excelente escolha para jogos multijogador onde um dos baralhos não é adequado para a Fase de Missão. 

 

Naturalmente a esfera de Espírito é a que melhor dá suporte para lidar com a missão, seja por sua alta performance em Força de Vontade ou habilidade de cancelamento de infortúnios e exploração de locais, é a primeira escolha de esfera. A esfera de Tática é o oposto dessa idéia, restando a dúvida entre Conhecimento e Liderança para a segunda esfera de influência.

 

A esfera de conhecimento possui heróis com uma Força de Vontade elevada, como Glorfindel (Core 11), enquanto que em seus pares da esfera de Liderança este valor não passa de 2 nas opções caixa básica. Se fosse puramente pela força de vontade do herói ficariamos com a esfera de conhecimento, mas não é o caso. 

 

A esfera de liderança possui cartas como Pedra de Celebrían (Core 27), Faramir (Core 14) e Batedores do Riacho da Neve (Core 16), que cumprem as exatas funções de Força de Vontade e Exploração de Locais.  Enquanto que a esfera de conhecimento dependeria de Astúcia de Radagast (Core 65), Trilhas Secretas (Core 66) ou Protetor de Lórien (Core 70) para tentar alcançar o sucesso na missão de uma forma diferente. Não seria uma má escolha, mas para a proposta do baralho fico com Liderança.

 

Éowyn (Core 7) é a máquina de Força de Vontade, além de possuir a maior força de vontade impressa na carta de todo o jogo ainda possui a habilidade (expansível no modo multijogador) de aumentá-la com descarte de cartas. 

 

Para balancear o custo das cartas de Espírito o ideal para o baralho seria a escolha de um segundo herói dessa esfera, no entanto Dunhere (Core XX) e Eleanor (Core XX) não são ideias para a proposta do baralho. Logo decidi por assumir dois heróis de Liderança, primeiramente pelo motivo de que possuem habilidades voltadas para a missão e em segundo plano pelo fato de que a esfera de Liderança é conhecida pela geração de recursos, que podem ser utilizados para baixar as cartas de Espírito.

 

Aragorn (Core 1) e Theodred (Core 2) são uma combinação natural, pois assim você poderá a toda rodada utilizar a habilidade de preparação de Aragorn com o recurso gerado por Theodred, permitindo que além de se comprometer com a missão o Rei de Gondor seja utilizado para o combate.

 

A escolha deles ainda é reforçada pelo fato de que Theodred poderá gerar recursos para Eowyn quando não houver necessidade de combate ou Aragorn possuir recursos próprios para utilizar sua habilidade, e que a Pedra de Celebrian poderá garantir que os recursos de Aragorn possam ser gastos para baixar cartas da esfera Espírito. Estes dois aspectos equalizam a curva de custo das cartas de espírito e liderança, e quando isso não for suficiente Regente de Gondor (Core 26) baixado em Eowyn também será uma solução.

 

Veja que durante a própria escolha dos heróis muitas cartas que compõem o baralho já foram pensadas, em geral afinidades naturais entre as cartas que podem servir como combos leves e funcionais.

 

Continuando a escolha das cartas decidir entre os aliados é uma tarefa simples. Batedores do Riacho de Neve, Guia de Lórien (Core 44) e Rastreador do Norte (Core 45) dão corpo à função de Exploração de Locais. Faramir é o homem da força de vontade, outros aliados de baixo valor como Guarda da Cidadela (Core 13) e Tûk Errante (Core 43) são coringas, utilizados como escudo de carne ou para massificar a força de vontade quando Faramir estiver em jogo. Arqueiro do Veio de Prata é uma carta voltada para o combate, com suporte de Ataque à Distância em jogos multijogador onde um outro jogador se coloque na função de Defensor.

Os acessórios são poucos e voltados em especial para a força de vontade. Poder na Terra (Core 56) é uma excelente carta para se neutralizar locais com 1 de ameça e um pesado custo para viajar e explorar. Coragem  Inesperada (Core 57) pode eliminar o custo da habilidade de Aragorn ou permitir que ele tenha maior efetividade no combate, atacando após defender.

 

Por fim a escolha dos Eventos. Eles dão alma às diversas funções acessórias do baralho, controle de ameaça com Saudação dos Galadhrim (Core 46), cancelamento de infortúnios com Teste de Vontade (Core 50), compra de cartas com Sacrifício Valoroso (Core 24).

Entre os eventos não poderia faltar ainda Ataque Surpresa (Core 23) que utilizado em conjunto com Gandalf (Core 73) é o combo mais clássico do jogo. Você baixa O Cinzento pelo custo de 1 recurso de liderança e ele ativa sua habilidade, é utilizado até o final da fase (preferencialmente usado na fase de missão e combate, para gerar 4 de força de vontade, força de ataque ou força de defesa) e logo em seguida volta para a sua mão, podendo ser jogado normalmente pagando seu custo impresso na carta ou com outro ataque surpresa. Todos os baralhos de Liderança devem utilizar essa combinação.

 

Sempre Vigilante (Core 20) também combina muito bem com Faramir, que pode ser enviado para a missão e posteriormente utilizar sua habilidade de aumento de força de vontade. E lá se vai a ameaça da área de perigo.

 

Levante e Lute (Core 51) é um coringa, e infelizmente não pode ser utilizado em Gandalf, pois ele não possui nenhuma esfera. Esta informação é dada pela produtora original em seu FAQ, uma tristeza, mas que não desmerece o evento. Utilize-o com Batedores da Patrulha da Neve, para explorar locais e servir como escudo, ou em aliados chave como Rastreador do Norte e Faramir. 

 

Montado o baralho sua jogabilidade é simples, envie sempre todos os heróis para a missão. Theodred poderá gerar recursos para Eowyn caso você possua cartas de Espírito de alto custo que precisem ser baixadas com velocidade, como Rastreador do Norte ou Saudação dos Galadhrim, ou gerar o recurso necessário para ativar a habilidade de Aragorn sem prejuízos.

Baixe o máximo de aliados que conseguir e faça com que eles vão para a missão assim que Faramir estiver em jogo. Descarte cartas para ativar a habilidade de Eowyn somente em momentos cruciais, e preferencialmente cartas que possam ser recuperadas com Levante e Lute ou Tumba dos Anões (Core 53).

Tente sempre defender com Aragorn, e se for necessário utilize um escudo de carne para que ele lide com o ataque. Se o combate apertar Uma Luz na Escuridão pode te dar a rodada necessária para conseguir baixar Gandalf, com ataque surpresa preferencialmente.

Regente de Gondor deve sempre ser colocado em Eowyn, a não ser que Pedra de Celebrian esteja em jogo e colocada em Aragorn, tornando-o o alvo do acessório.

 

Não é um baralho muito misterioso de se jogar, mas possui suas falhas e brechas, especialmente no que tange ao combate. Ele é muito bem utilizado ao lado de um outro baralho voltado para o combate, que tal a Patrulha de Denethor

© 2013-2014 Card Game do Anel

bottom of page