
Hoje, 12 de Dezembro de 2013, é a Pré-Estréia de O Hobbit: A Desolação de Smaug, um filme muito esperado pelos fãs de Tolkien e dos filmes de Peter Jackson. Trata-se do segundo filme que compõe a trilogia que leva para as telonas uma adaptação do livro O Hobbit.
A saga do livro foi objeto de duas expansões de nosso querido Card Game, e eu não poderia perder a oportunidade de comparar um dos aspectos que tanto me chama a atenção, tanto na obra escrita, quanto no filme e estampado nas cartas: a descrição dos personagens.
Com esse pensamento em mente, quero comparar a abordagem do livro, da arte das cartas e da caracterização dos personagens principais da obra.
BILBO BOLSEIRO
Bilbo é certamente o personagem principal da saga, ele é um hobbit, o único da comitiva que vai em busca do tesouro de Erebor. O hobbit é herdeiro de uma parte do condado chamada Bolsão, e sempre foi conhecido por ser como seus pais, e a grande maioria dos hobbits, uma pessoa pacata, estável e sem qualquer senso de aventura.





























THORIN ESCUDO DE CARVALHO
Thorin Escudo de Carvalho (na verdade Thorin II) é o líder da comitiva de anões guiada por Gandalf para retomar Erebor do último dragão de fogo da Terra-Média. Ele é neto de Thrór, o último Rei Sob a Montanha, que foi expulso por Smaug.
Segundo o livro Thorin vestia um capuz azul-celeste com ornamentos prateados na borda, e no pescoço uma corrente dourada, onde ele pendurou a chave de Thrór, capaz de colocá-los dentro de Erebor.
FILI E KILI
Fili e Kili são irmãos e filhos da irmã de Thorin, portanto possuem sangue nobre. Os irmãos eram os anões mais novos de toda a comitiva, sendo Kili cinco anos mais novo que Kili. Ambos vestiam capuzes azuis. Quando foi requisitada música ambos tocaram pequenas rabecas que traziam consigo.
Eles eram inseparáveis e por serem os mais novos considerados com a melhor visão, sendo sempre requisitado que encontrassem abrigo. Foram eles que encontraram a caverna seca na montanha, que posteriormente se tornou uma emboscada de Goblins.
ORI
Ori era um dos anões da comitiva de Thorin, ele vestia um capuz cinzento e quando requisitada música ele foi um dos anões que tocou flauta para os demais. Uma questão interessante sobre Ori é que durante a Saga do Anel, nas minas de Moria, as últimas linhas do livro encontrado pela sociedade do anel foram escritas pelo anão. Segundo Gimli ele foi um ágil e bom escritor, com uma caligrafia peculiar.

DORI
Dori talvez seja um dos anões mais interessantes de toda a comitiva. Ele foi elogiado por Bilbo mais de uma vez, e sempre se manteve prestativo para com o hobbit. Em um primeiro ponto, foi ele quem carregou o pequeno bolseiro na fuga enquanto estavam nos túneis dos Goblins das Montanhas Nebulosas. Depois ele desceu da árvore para ajudar Bilbo a subir, deixando-o escalar seu corpo, enquanto escapavam dos Wargs.
Por fim o anão acabou sendo salvo pelo hobbit, que segurou suas pernas enquanto ele caia das costas de uma das águias gigantes que os levaram para a Carrocha.
Dori era considerado o anão mais forte de toda a comitiva.
NORI
Nori, Dori e Ori são irmãos. Nori também foi um dos anões que tocou flauta durante a missão de Thorin. Ele vestia um capuz roxo. Foi Nori quem sentiu falta de Bilbo durante a fuga dos Wargs, e apontou sua localização para que o irmão Dori pudesse ajudá-lo a subir nas árvores.
BIFUR
Bifur vestia um capuz amarelo e tocou clarinete durante a música dos anões, assim como Bombur e Bofur. Ele era primo de Bombur e Bofur, e sempre se preocupava com ambos. Foi ele quem advertiu os anões sobre a chegada do dragão. Ele se distinguiu como um grande e corajoso guerreiro entre os anões da comitiva.
BOFUR
Bofur é irmão de Bombur, ambos são filhos de pessoas simples, e não nobres de Erebor. Ele tinha talentos e era reconhecido como fazedor de brinquedos. Mesmo após a queda de Erebor ele manteve sua alegria e otimismo.
BOMBUR
Bombur é sempre o último, atrasado e desastrado, possivelmente por ser muito gordo. Ele conta por dois. Ele não gosta de escalar cordas, e durante a missão prefere ficar de guarda com os suprimentos da comitiva a se arriscar em escaladas. Durante a viagem ele causa grave transtorno quando precisa ser carregado ao cair sob o efeito de um feitiço do sono. O anão gordo costumeiramente está dormindo em diversos momentos chave do livro, e Bilbo se aproveita disso.
Bombur vestia um capuz verde claro.
GLOIN
Glóin vestia um capuz branco, e duvidava da coragem de um hobbit em seguir a comitiva. Ele em nada ajudou na Festa Inesperada, sequer tocou qualquer instrumento. No entanto, a cabeça dura do anão ao afirmar que Bilbo mais se parecia com um açougueiro do que com um ladrão foi o estopim que fez com que o hobbit, em um acesso de orgulho, aceitasse fazer parte da comitiva.
Ele e o irmão, Óin, eram especialmente bons em montar acampamento e acender fogueiras, o que foi bem útil para a comitiva ao longo da jornada.
Glóin é o pai de Gimli, da Sociedade do Anel.
OIN
Oin é irmão mais velho de Glóin, e primo de Dwalin e Balin. Ele vestia um manto marrom. Ao contrário do irmão ele apostava que Bilbo se juntaria à comitiva. Tanto ele quanto o irmão eram encarregados do acampamento e fogueira, e ambos eram exímios lutadores, com experiência em guerra.
BALIN
Balin era o segundo anão mais velho da comitiva, e irmão de Dwalin. Eles foram os primeiros a chegar na casa de Bilbo na Festa Inesperada. Balin era o vigia da comitiva e durante a sua vigília Bilbo se esgueirou usando o Um Anel sem ser notado, aumentando sua estima com o anão, que sugeriu a necessidade de um caçador de tesouros especialista, de onde Gandalf aproveitou para sugerir a entrada do hobbit na comitiva.
Balin viu Bilbo desaparecer usando o anel, e quis saber a história verdadeira sobre o ocorrido com Gollum, e ficou satisfeito ao saber como o hobbit se esgueirou sob sua vigília anteriormente. Balin então se mostrou sempre preocupado com Bilbo.
Após a saga Balin acompanha Gandalf em uma visita ao Condado onde reencontra Bilbo e conta sobre a reconstrução de Erebor.
DWALIN
Dwalin foi o primeiro a chegar até a casa de Bilbo, vestindo um manto verde escuro. Logo em seguida chega seu irmão Balin. Dwalin reclama muito sobre a falta de atitude de Bilbo durante os últimos eventos da saga, e acha que por possuir um anel da invisibilidade deve atuar como um espião dos anões.
© 2013-2014 Card Game do Anel