top of page

Herói: Thalin (Core 6)

 

Esfera: Tática

 

Custo de Ameaça: 9

 

Atributos:      1      2      2   4

 

Traços: Anão. Guerreiro.

 

Texto: Enquanto Thalin estiver em uma missão, cause 1 dano em cada inimigo que for revelado do baralho de encontro.

 

 

 

Papéis do Personagem:

Dano Direto

Partir em Missões

Matador de Corvos!

 

 

 

 

 

Análise da Carta

 

E lá vem o segundo anão na ordem de cartas do jogo, Thalin, um anão guerreiro. Sim, é tudo que se sabe sobre ele, já que não há nenhum personagem nas obras literárias de Tolkien que embasem a carta. 

 

Por isso, se você apenas viu os filmes de Peter Jackson e não leu as obras, ou se leu há muito tempo e até agora se perguntou "Quem raios é esse anão?" nada tema, Thalin não é um personagem criado por Tolkien.

 

A produtora do jogo preferiu criar alguns personagens para reproduzir mecanicamente alguns aspectos que pretendia referenciar com temáticas propostas pelo jogo. No caso de Thalin, um anão guerreiro, da esfera de tática, que possui uma habilidade ativada enquanto ele está em missões. A proposta da carta é exprimir uma espécie de reprodução de movimentos estratégicos e de combate enquanto cumprindo com seus objetivos para a missão, um movimento estratégico pensando para o combate.

 

Tematicamente e mecanicamente a carta se enquadram na proposta, mas certamente a ausência de subsunção a um personagem criado por Tolkien afasta a apreciação desse herói que não merece ser desvalorizado.

 

Como já foi dito: Thalin é um herói de tática, com os traços anão e guerreiro. Até ai nenhum espanto, até uma semelhança com outros heróis como Gimli. Mas o que chama atenção na carta é sua habilidade, baseada na missão, a fraqueza declarada da esfera de tática.

 

Sempre que Thalin partir para uma missão, durante aquela fase de missão todos os inimigos que forem revelados do Baralho de Encontro receberão imediatamente 1 ponto de dano.

 

Aparentemente uma excelente habilidade, e não digo que não seja, mas vejamos a habilidade em diversos prismas, seus pontos fortes e fracos.

 

Todos os inimigos revelados receberão dano, o que em alguns casos pode significar a morte de um inimigo antes mesmo de entrar em jogo, o que cancela qualquer efeito que o mesmo fosse ativar, inclusive efeitos revelados e outras palavras chaves.

 

Isso mesmo, Morram malditos Corvos do Leste (Core 115) e levem sua invasão com vocês!

 

Thalin facilita em muito o combate vindouro, pois a redução dos pontos de vida do inimigo podem significar a liberação de um aliado ou herói do combate. Nos casos onde hajam poucos aliados para o combate reduzir a necessidade de força de ataque para acabar com os inimigos pode ser a chave para a vitória.

 

Em contrapartida Thalin possui apenas 1 no valor de Força de Vontade, de modo que contribui muito pouco para a missão no contraponto com a Ameaça da área de perigo. Certamente ele sozinho não vai dar conta do recado, e somente irá conferir o dano de sua habilidade.

 

Ainda, pode acontecer de não serem revelados inimigos, de forma que você ocupou o lugar de um herói com função de partir em missões com um anão de força de vontade 1, sem aproveitamento de qualquer habilidade... um grande desperdício que pode causar a derrota numa partida.

 

Certamente Thalin não é a melhor escolha para um jogador isolado, mas uma boa escolha para jogos com dois ou mais jogadores, o aumento de cartas a serem reveladas aumenta a chance de ativar sua habilidade, bem como poderá receber suporte de outros heróis e aliados para somarem força de vontade durante a fase de missão.

 

Em outros aspectos Thalin é um herói mediano, possui valor 2 em Força de Ataque e Força de Defesa e 4 pontos de vida. Não é excelente em nada, seja ataque ou defesa, sequer receber um ataque sem defesa. Mas naturalmente, com um machado dos anões, pode ser um atacante caso esteja preparado.

 

Em suma, Thalin é um herói mediano, pensado em uma mecânica e temas relacionados à esfera de tática, o único herói capaz de causar dano direto na caixa base.

 

A escolha de colocar este Herói no seu baralho deve ser feita com base nessa proposta, ele certamente ocupará a função de se comprometer com a missão, mas sua baixa força de vonta depende de suporte de outras cartas.

 

De modo geral, Thalin não será escolhido como mais um herói comum, pois não se destaca, mas em baralhos focados em dano direto e com propostas aguçadas de estratégia ele pode ser a alma do baralho. Infelizmente a maioria desses baralhos dependem de cartas ainda a serem lançadas, uma vez que não estão presentes na caixa base do jogo.

 

 

 

Combina muito bem com?

 

Aprimoramento de Força de Vontade - Pedra de Celebrían (Core 27), A Simpatia da Senhora (Core 55), Protetor de Lórien (Core 70)

 

Thalin tem em sua principal funcionalidade partir para a missão, mas uma baixíssima Força de Vontade, aumentá-la é essencial para a funcionalidade do personagem e o aproveitamente de seu melhor potencial. Assim, qualquer carta que aprimore o seu valor é bem vinda.

 

Gandalf (Core 73)

 

A soma dos danos causados por Gandalf ao entrar em jogo e Thalin comprometido com a missão pode derrotar a maioria dos inimigos sem a necessidade de ataques, e se utilizado com Ataque Surpresa (Core 23), antes mesmo da necessidade de defesa.

 

Ataque Rápido (Core 35)

 

Dano direto é uma habilidade rara em cartas e extremamente eficiente para evitar o combate com a destruição de inimigos antes de ser atacado. Ataque Rápido (Core 35) não é uma carta de dano direto, mas permite que você ataque com um herói antes mesmo de ser atacado e se enquadra por afinidade à mecânica do dano direto. O dano causado por Thalin pode ser o diferencial na derrota do inimigo.

 

O Personagem nas obras literárias de J.R.R. Tolkien:

 

Por uma escolha da produtora do jogo foram utilizados alguns personagens pela mesma durante a produção do jogo os quais não estão presentes na obra do Professor Tolkien. Thalin é um deles, e foi criado pela Fantasy Flight Games sem qualquer escopo literário referente à Terra-Média.

 

 

Ainda possui dúvidas sobre Thalin? Quer fazer um comentário, sugestão ou elogio? Entre em CONTATO com o Card Game do Anel. 

© 2013-2014 Card Game do Anel

bottom of page