top of page

Living Card Game não é um estilo de jogo, sequer uma forma de jogar, mas um modelo afeto à forma de distribuição do jogo, ou seja, como ele vai ser vendido e adquirido.

 

Normalmente em jogos de carta modernos os jogadores compram um baralho inicial com o básico para jogar, e posterioremente pacotes de cartas selecionadas aleatoriamente, assim como ocorre nos álbuns de figurinhas. No entanto estas novas cartas são parte do jogo e os jogadores irão construir seus baralhos e jogar com elas.

 

Em um primeiro plano não há problema nesse modelo comercial de venda do jogo, mas ocorre que muitas cartas são raras de se adquirir dentro do fator de aleatoriedade dos pacotes, e normalmente são as cartas mais poderosas, portanto você precisará comprar vários pacotes até consegui-las (ou ter muita sorte, mesmo).

 

Ainda assim, aparentemente a lógica desse modelo ainda faz sentido: você compra cartas, as que você usa no baralho pra jogar mantém e as que não for utilizar você troca por outras mais úteis para o seu baralho, e as cartas poderosas que não usar troca por outras que pretende usar. 

 

Porém nessa história o que você não quer a maioria das pessoas também não quer, e o que você quer quase todas também querem. Logo, necessariamente você vai precisar comprar cartas, cedo ou tarde. E para se manter competitivo vai ter que comprar "muitas" cartas.

 

No Living Card Game a coisa funciona diferente. Nesse modelo a cada lançamento de novas cartas você já terá acesso a todas as cartas, ou seja, quando um novo pacote de cartas é lançado ele é igual para todos os compradores sem qualquer efeito aleatório na seleção das cartas. Dessa forma você só precisará comprar um para ter acesso irrestrito a todas as estratégias do jogo, sem necessidade de "caçar" cartas raras. 

 

A idéia do LCG foi criada pela Fantasy Flight Games, produtora de diversos jogos de tabuleiro aclamados fora do Brasil. A empresa viu no descontentamento de jogadores de CCG (ou TCG) uma oportunidade comercial para criar novos produtos.

 

Segundo a produtora do jogo:

 

Um Living Card Game oferece um método de distribuição inovador que quebra com o tradicional modelo de Jogo de Cartas Colecionáveis (CCG). Enquanto LCGs ainda oferecem a mesmo jogabilidade dinâmica, expansível, e constantemente evoluindo que faz dos CCG’s tão divertidos, eles afastam-se dos impedimentos do modelo de compra cega e desenfreada que excluiu tantos jogadores. O resultado final é uma mistura inovadora que te dá o melhor dos dois mundos!

© 2013-2014 Card Game do Anel

bottom of page