top of page

Herói: Aragorn (Core 1)

 

Esfera: Liderança

 

Custo de Ameaça: 12

 

Atributos:      2      3      2   5

 

Traços: Dunedáin. Nobre. Guardião.

 

Texto: Sentinela. Resposta: Depois que Aragorn partir em uma missão, gaste 1 recurso de seu conjunto de recursos para retorná-lo à posição preparado.

 

 

 

Papéis do Personagem:

Partir em missões

Defensor

Atacante

Preparado

 

 

 

Análise da Carta

 

Provavelmente o herói mais versátil da Caixa Básica, Aragorn é equilibrado em diversos aspéctos fazendo com que ele seja bastante utilizado na construção de baralhos que utilizam a esfera de Liderança.

 

A carta foi desenvolvida para representar a temática de Aragorn como herdeiro de Isildur e do trono de Gondor, apesar disso ainda é um guardião e guia da Sociedade do Anel, por isso a escolha pela esfera de influência de Liderança. 

 

Ele possui atributos muito bem equilibrados:

 

Força de Vontade 2, uma escolha razoável para se enviar para a missão.

Força de Ataque 3, uma excelente escolha para atacante.

Força de Defesa 2, uma boa defesa, mas não a melhor.

Pontos de Vida 5, um dos poucos heróis que conseguem sofrer grandes danos, bom para uma defesa segura contra efeitos sombrios e para aqueles momentos em que há necessidade de sofrer um ataque sem defesa.

 

Ainda, sua habilidade permite que ele esteja presente em diversas fases do jogo, cumprindo mais de uma função na mesma rodada. 

 

Em resposta a comprometê-lo com a missão gaste 1 de recurso para que ele fique preparado. Ou seja, ele pode ser enviado para a missão e com o gasto de 1 recurso daqueles que estão alocados nele ele estará preparado para o combate, seja no ataque ou na defesa.

 

Além disso ele é um personagem sentinela, o que significa que ele pode defender ataques feitos contra outros jogadores.

 

Muitas utilidades em um só personagem, mas tudo a seu preço, a soma de todas as habilidades é o valor de ameaça do personagem, logo 2 (força de vontade) + 3 (força de ataque) + 2 (força de defesa) +5 (pontos de vida) = 12 de ameaça inicial, o maior valor da caixa base empatado com Glorfindel. 

 

O Personagem ainda possui os traços Dunedáin, Nobre e Guardião, que não são muito bem explorados com sinergias pelo jogo base..

 

Quando montar um baralho que possua a Esfera de Liderança lembre-se sempre de Aragorn e sua muitas funções, mas cuidado com um alto índice de ameaça inicial do jogador.

 

 

Combina muito bem com?

 

Theodréd (Core 2)

 

Receber o recurso extra por estar na missão é exatamente o essencial que o herói precisa para ficar preparado. É um combo natural, envie os dois heróis para a missão e suas habilidades se completam, Aragorn estará preparado sempre!

Pedra de Celébrian (Core 27)

 

Como a habilidade de Aragorn só produz efeito se o mesmo partir para a missão o ideal é que seja utilizada ao máximo, assim aumentar a força de vontade do heróis é essencial. +2 em Força de Vontade faz com que ele alcance o valor de Eowyn, o mais alto da caixa básica, e ainda estará preparado com o gasto de 1 recurso.

Além disso, para baralhos que utilizam a Esfera de Influência Espírito em conjunto com Liderança o artefato permitirá a Aragorn utilizar seus recursos para baixar cartas de ambas as esferas.

 

Regente de Gondor (Core 26)

 

A habilidade de preparação de Aragorn pode torná-lo versátil e eficiente, mas a um custo de 1 recurso por fase de missão, o que pode falir o jogador. Regente de Gondor concede os recursos necessários para utilizar a habilidade sem pensar duas vezes e ainda manter uma alta geração de recursos.

 

Cartas de Preparação - Coragem Inesperada (Core 57), Causa Comum (Core 21)

 

Apesar de já possuir uma habilidade de preparação Aragorn se for preparado novamente poderá atuar em todas as fases onde se faz necessário ficar exausto, bem como poderá defender mais de um ataque desferido contra mais de um jogador, uma vez que é um sentinela.

 

 

O personagem nas obras literárias de J.R.R.Tolkien:

 

Eu gostaria de abordar esse aspecto do personagem com a profundidade que ele merece, já que Aragorn foi o maior Homem da Terceira Era da Terra-Média, mas são tantos os feitos e aspectos relevantes de sua história que poderia escrever um tratado sobre o tema. Então esse texto vai ser mais objetivo e explicar um pouco do personagem no que convém a esta carta em específico.

 

Aragorn é de uma linhagem já extinta de homens chamados Numenorianos, grandes homens com talentos e habilidades além da média. Um numenoriano vive muito mais que um homem comum, e na verdade durante a Saga do Anel Aragorn já estava próximo de seus 80 anos, mas ainda com um corpo muito bem conservado de um adulto em atividade.

Sua linhagem segue com ascendência em Isildur, o homem que cortou a mão de Sauron durante a Segunda Era, o mesmo homem que sucumbiu a O Um Anel e não pôde destruí-lo, a despeito dos conselhos de Elrond. 

 

Isildur era Rei de Gondor e Arnor unificados, e com a queda do Rei passaram a ser dois reinos separados tanto pela região quanto pelo povo, Arnor dos Dunedáin e Gondor dos Gondorianos.

 

Gondor manteve a nobreza com a seleção de um Regente que passou a coordenar todo o Reino sem Rei. Já Arnor, ao Norte, passou a ser um reino conhecido por seus guardiões reclusos e de conhecimentos secretos.

Quando ainda muito novo, aos dois anos, o pai de Aragorn, Arathorn II, foi assassinado por Orcs, que supostamente queriam se livrar da linhagem de Isildur e dos Dunedáin. Como tradição de seu povo foi levado para a casa de Elrond em Valfenda onde foi criado como se fosse seu filho.

Aragorn não soube de sua linhagem e verdadeiro nome até completar os 20 anos de idade, quando recebeu os fragmentos de Narsil, a espada que cortou a mão de Sauron, e o Anel de Barahir, heranças de sua linhagem.

O Humano se aproximou muito dos filhos de Elrond, Eladan e Elrohir, e fizeram juntos muitas aventuras. 

 

Muitas profecias foram feitas acerca do destino de Aragorn e da Terra-Média, Galadriel profetizou que ele utilizaria o nome Elessar, a pedra élfica, trazida por Gandalf quando o mago chegou à Terra-Média e a entregou à elfa, para que ela presenteasse aquele que um dia seria o Rei, reconhecido pelo nome Pedra Élfica. Este seria um curandeiro e renovador.

 

Aragorn possuía artes de cura muito fortes, sendo conhecido por possuir o talento de cura dos antigos Numenorianos. Não fosse ele a ferida que Frodo sofreu no Topo do Vento causada pela Lâmina de Morgul do Rei dos Bruxos, Líder dos Nazgul, teria dado cabo do Hobbit antes que pudesse receber o tratamento de Elrond em Valfenda.

 

Além disso, após a Guerra dos Campos de Pelennor, Aragorn cuidou dos feridos, em especial Merry, Eowyn e Faramir, que sofreram de danos causados pelas sombras ao enfrentar o Rei dos Bruxos. 

 

Antes mesmos da Guerra do Anel, Gandalf conheceu Aragorn em uma das reuniões do Conselho Branco em Valfenda, e passaram a ser bons amigos. Aragorn fez diversas tarefas a pedido do mago, entre elas a Caçada ao Gollum, enquanto o Cinzento procurava respostas acerca do Anel Mágico de Bilbo, herdado por Frodo.


Durante a Guerra do Anel muitos foram os feitos alcançados por Aragorn, se for listar todos já consigo um parágrafo colossal, então não vou me dar a esse trabalho por agora.

 

No fim das contas, Aragorn foi o Homem que desafiou o próprio destino de sua linhagem, sem o medo de falhar onde seus antepassados falharam, enfrentou Sauron de frente, retomou a antiga glória de sua linhagem já esquecida, restaurou o Reino Unificado de Gondor e Arnor e foi o segundo caso na história da Terra-Média onde Homem e Elfo tiveram um relacionamento.


 

Ainda possui dúvidas sobre Aragorn? Quer fazer um comentário, sugestão ou elogio? Entre em CONTATO com o Card Game do Anel. 

© 2013-2014 Card Game do Anel

bottom of page