
A fase de missão é a alma do jogo, é quando as ameaças aumentam e os personagens se preparam para ultrapassar os desafios que já estão apresentados na área de perigo.
A Fase de Missão se divide em três etapas:
1 – Desígnio de personagens que irão se comprometer com a missão.
2 – Revelação de novas cartas do Baralho de Encontros, na forma de novos perigos que surgem durante a rodada.
3 – Resolução da missão, com o sucesso ou falha dos personagens que foram designados durante essa rodada.
Vejamos cada uma delas:
1 – Designar Personagens: Para designar um personagem para a missão basta deixa-lo exausto. Conforme a ordem na fase de planejamento, a partir do primeiro jogador e em sentido horário, os jogadores irão deixar exaustos tantos personagens quanto quiser para se comprometer em cumprir a missão. Estes personagens irão contribuir com sua força de vontade para determinar o sucesso da missão, de modo que personagens com alta vontade normalmente são os que se voltam para a missão nessa etapa da rodada.
Durante essa etapa da Fase de Missão os jogadores estão livres para ativar ações sem qualquer empecilho.




2- Revelar cartas do Baralho de Encontros: Nesta etapa revela-se uma carta do baralho de encontros por jogador na partida e coloca-as na Área de Perigo. Ou seja, em um jogo solo, revela-se um a carta do baralho de encontros e coloca-a na área de perigo, em um jogo com dois jogadores revelam-se duas, e assim por diante.
As cartas de infortúnio são descartadas assim que seus efeitos são produzidos, os inimigos e lugares permanecem na Área de Perigo.
Cartas com o descritor Quando revelada tem seus efeitos produzidos assim que são reveladas, e somente podem ser afetados por efeitos de Resposta, de modo que enquanto são reveladas as cartas e os efeitos produzidos não se pode ativar uma Ação, mas tão somente após todas as cartas que devem ser reveladas sejam reveladas, e seus efeitos revelados praticados.
Se não houver mais cartas no Baralho de Encontros para serem reveladas, embaralhe toda a pilha de descartes e coloque-a como um novo Baralho de Encontros de onde serão pegas as cartas a partir de agora.
3 – Resolução da Missão: Após todas as cartas serem reveladas, produzirem seus efeitos quando reveladas e adicionadas à Área de Perigo é hora de resolver a missão. Para determinar o sucesso dos jogadores some a Força de Vontade de todos os personagens que estão designados para a missão e compare o somatório ao valor total da Ameaça somada de todas as cartas na Área de Perigo.
Se o valor somado da força de vontade for maior os jogadores progridem na missão, se for menor eles veem sua ameaça aumentar. Se for igual, no caso de empate, nada acontece.
Para cada ponto que o somatório da força de vontade dos personagens designados para a missão for maior que o da ameaça das cartas de encontro na Área de Perigo os jogadores colocam 1 marcador de progresso na missão.
Em contrapartida, para cada ponto que o somatório da ameaça for maior que o da força de vontade dos personagens designados para a missão cada jogador aumenta em um a sua ameaça no Medidor de Ameaça.
Se os marcadores de progresso colocados na Carta de Missão e as condições exigidas pela mesma forem cumpridas, imediatamente os jogadores passam para a próxima etapa da missão, removendo a carta de missão ultrapassada e resolvendo os efeitos que se encontrarem na próxima carta, primeiro no lado A e imediatamente após o lado B. Caso não hajam outras etapas a missão é concluída com sucesso e os jogadores venceram a partida.
Após a resolução da missão, com ou sem o sucesso dos jogadores a fase está concluída.
© 2013-2014 Card Game do Anel