top of page

Herói: Eleanor (Core 8)

 

Esfera: Espírito

 

Custo de Ameaça: 7

 

Atributos:       1     1    2   3

 

Traços: Nobre. Gondor.

 

Texto: Resposta: Deixe Eleanor exausta para anular o efeito revelado de uma carta de infortúnio que acaba de ser revelada do baralho de encontro. Em seguida, descarte a carta de infortúnio e substituia-a pela próxima carta do baralho de encontro.

 

 

 

Papéis do Personagem:

"Cancelar" Infortúnios

Defensor que você não espera que defenda

 

 

 

 

 

Análise da Carta

 

Mais uma vez um personagem que não faz parte do Legendarium de J.R.R. Tolkien é colocado no posto de herói, dessa vez trata-se de Eleanor, a nobre do Reino de Gondor.

 

Esta carta foi desenvolvida para exprimir a temática da esfera de influência de espírito em forma de mecânica no jogo. Trata-se de um personagem cuja força de vontade e planejamento da viagem não imprime um alto valor de força de vontade, mas uma habilidade inata de cancelar um infortúnio, ou melhor, evitar um infortúnio por outro problema.

 

Enfim, vamos fugir da questão temática e analisar a mecânica da carta.

 

Seu custo de ameaça é um baixíssimo “7”, o menor da caixa base. Seus atributos seguem a regra da soma ser igual ao custo de ameaça, logo possui valores tão baixos quanto seu custo de ameaça, de modo que não é naturalmente em seus valores de força que se destaca no jogo.

 

Seu melhor atributo é a Força de Defesa “2”, mas possui poucos pontos de vida “3” e um efeito sombrio pode ser a derrota do personagem. Logo não é um bom defensor, mas pode se virar contra um ou outro inimigo mais fraco.

 

Como vimos, ela não é grande coisa naturalmente, e é em sua habilidade que mora o brilho da carta.

 

Quem não prefere ter a chance de sair de um Preso na Teia (Core 80) e encontrar um orc perdido na floresta? Eleanor é a pessoa que pode fazer isso por você. Mas não se iluda tudo tem um preço, o orc pode na verdade ser o Chefe Ufthak (Core 90), e a coisa fica um pouco mais complicada.

 

Existem missões em que um efeito revelado de infortúnio pode acabar com todo o planejamento e estratégia dos jogadores. Os efeitos mais avassaladores do jogo normalmente se encontram em infortúnios, e Eleanor pode afastá-los sempre que estiver preparada durante a fase de missão.

 

Eleanor, na caixa base, é uma carta extremamente especializada em cancelamento de infortúnios, ou melhor, reversão, pois troca uma carta de infortúnio pela próxima carta do baralho de encontros.

 

Algumas questões da mecânica do jogo devem ser relembradas para o entendimento completo da habilidade do personagem, e consequentemente para avaliar o herói.

 

Primeiramente sua habilidade é uma resposta que será ativada durante a fase de missão quando as cartas de encontro estão sendo reveladas do baralho de encontro para compor a área de perigo. Esse é um dos momentos do jogo em que os jogadores não podem fazer “ação”, somente “resposta”. Logo você não pode ativar um efeito de resposta para cancelar o infortúnio com Eleanor, e posteriormente uma ação para deixa-la preparada para evitar outro infortúnio revelado, a não ser que a carta que a deixa preparada seja um efeito “resposta”. Adeus, Coragem Inesperada (Core 57)!

 

Além disso, a habilidade de Eleanor é uma resposta que deve ser utilizada no momento em que a carta de encontro for revelada diretamente do baralho de encontros. Lembre-se que as cartas do baralho de encontro são reveladas individualmente, uma de cada vez, e produzem efeitos quando revelada individualmente, logo a habilidade de Eleanor deve ser ativada no momento em que a carta de encontro de infortúnio é revelada, você não pode esperar que todas elas sejam reveladas para posteriormente ativar a sua resposta em uma delas a sua escolha.

 

Essa mecânica é especialmente interessante em jogos multijogador ou em missões que importam revelar mais de uma carta por jogador.

 

Passadas as questões técnicas das regras do jogo, vamos valorar o personagem.

 

Conforme já estabelecemos: ela não é boa em partir em missões, até porque ficará exausta durante a fase de missão e não poderá ativar sua habilidade; ela não é um bom atacante, baixo valor de força de ataque; ela é uma defensora secundária ou terciária, papel que qualquer aliado bucha de canhão assume; ela possui a habilidade de trocar uma carta de infortúnio por outra carta do baralho de encontros.

 

Bem, não precisa nem pensar muito para verificar que o valor da carta está em geral em sua habilidade. Mas essa habilidade é um risco, não é certo que vá fazer grande efeito, não é mesmo? Errado.

 

Existem muitas cartas que controlam o baralho de encontros, que permite ao jogador vislumbrar a próxima carta, como Henarmarth Riversong (Core 60) ou Denethor (Core 10). Além disso, haverá um desafio para a maioria dos baralhos que não possuem a esfera espírito em lidar com infortúnios.

 

Trocar a carta de infortúnio por uma localização ou inimigo permite ao jogador que especializou seu baralho em combate ou em missões e progresso lidar facilmente com o problema.

 

A análise do momento em que a habilidade deve ser utilizada, pois existem cartas que farão mais estrago do que o infortúnio revelado, ou se o infortúnio pode ser resolvido dentro da estratégia dos jogadores vai de missão para missão e de momentos que devem ser avaliados pelo jogador a cada partida. Não existe fórmula certa e objetiva.

 

Mas também, pode não surgir nenhum infortúnio durante a fase de missão, e Eleanor ainda está preparada. É o risco, mas isso não desmerece em nada o herói.

 

A maioria das missões possui um ou mais infortúnios que vão infernizar a sua vida se aparecerem, e possivelmente será a partir deles que você perde o jogo, principalmente alguns que aumentam a sua ameaça ou removem recursos, acessórios ou aliados.

 

Nesse sentido, não saia de casa sem Eleanor, ela é alguém que você quer que esteja presente e preparada durante a fase de missão.

 

Concluindo, esse herói é uma verdadeira pérola, pode parecer inútil em determinado momento, mas a presença dela quando surge O INFORTÚNIO que derrotaria o jogador já é o suficiente para que seja colocada no baralho, além de possuir baixa ameaça, poder ser utilizada como um defensor secundário ou até mesmo somar 1 ao valor de ataque dos atacantes quando possível.

 

 

Combina muito bem com?

 

Controle do Baralho de Encontros – Henamarth Riversong (Core 60), Denethor (Core 10)

 

Estar preparado para o infortúnio iminente garante deixar Eleanor preparada durante a fase de missão, do contrário, quem sabe um de Força de Vontade não pode ser a diferença daquele progresso necessário.

 

Teste de Vontade (Core 50)

 

Eleanor troca uma carta de infortúnio pela próximo, que por sua vez pode ser outro infortúnio, se você garante que o infortúnio possa ser derrotado é melhor usar o herói e depois o Teste de Vontade (Core 50), pois você acaba com dois infortúnios de uma vez dentro do baralho de encontros. 

 

 

O Personagem nas obras literárias de J.R.R. Tolkien:

 

Por uma escolha da produtora do jogo foram utilizados alguns personagens pela mesma durante a produção do jogo os quais não estão presentes na obra do Professor Tolkien. Eleanor é um deles, e foi criado pela Fantasy Flight Games sem qualquer escopo literário referente à Terra-Média.

Ainda possui dúvidas sobre Eleanor? Quer fazer um comentário, sugestão ou elogio? Entre em CONTATO com o Card Game do Anel. 

© 2013-2014 Card Game do Anel

bottom of page