top of page

Naturalmente um jogador irá escolher cartas poderosas para colocar em seu baralho, o que não é errado. Mas há muito mais na montagem de um baralho do que a escolha das cartas mais poderosas de cada esfera, algumas cartas têm seus efeitos aprimorados em conjunto com outras, já outras se completam, o que acaba por tornar o baralho mais versátil e eficiente.

 

Um dos segredos da montagem de baralho é saber utilizar as cartas que possuem menos destaque de forma efetiva. O conjunto da obra, deve ser efetivo de modo que mesmo que os "figurões" do baralho não apareçam durante a partida, dada a sorte na compra das cartas, ele consiga se sair bem contra a missão. Ou melhor ainda, construir um baralho que independa essencialmente de certas cartas, mas que seja coeso e consiga cumprir com as funções a que se propõe de forma eficiente, sempre que necessário.

 

A partir daí surgem dois novos conceitos na construção de baralhos, talvez os mais importantes: sinergia e afinidade entre as cartas. Seja na escolha dos heróis, das esferas ou das cartas do baralho, isto deve ser pensado como um plano maior, de forma estratégica, e muitas vezes temática. 

 

Sinergia é o efeito que uma carta possui e que diretamente vai influenciar na efetividade de outras cartas, de forma. Um exemplo é o acessório Machado dos Anões (Core 41) e o Herói Gimli (Core 4), que terá o seu ataque, que já é naturalmente alto, elevado sobremaneira, tornando-o ainda mais eficiente na função de ataque. 

 

A afinidade funciona em um espectro mais amplo, pois é pensado em conjunto com toda a função do baralho. Na afinidade as cartas não alteram o seu funcionamento, mas colocadas de forma estratégica junto ao baralho aprimoram o seu funcionamento. Como exemplo vamos utilizar novamente o Herói Gimli (Core 4), ele possui afinidade com cartas que apesar de não se beneficiarem de seus traços, irão aprimorar a sua efetividade e versatilidade, como por exemplo o acessório Coragem Inesperada (Core 57), que permite ao mesmo defender, se preparar e atacar, em uma mesma rodada. 

 

Veja que isso não é uma sinergia pois as cartas poderiam ser utilizadas isoladamente sem alteração de seus efeitos, mas em conjunto atuam aprimorando o aproveitamento de ambas. 

 

Sinergia e afinidades também são diferentes de combos. Um combo ocorre quando duas ou mais cartas utilizadas de forma conjunta produzem efeitos acima do esperado, muitas vezes exagerados e desproporcionais para as cartas utilizadas, mas que isoladamente aquelas cartas não seriam de utilidade para o jogador. 

 

Nesse momento, vale perquirir acerca da necessidade de colocação de determinadas cartas em seu baralho. Ou seja, quando eu tenho determinada carta na minha mão, o que mais precisa estar em jogo para que ela seja útil?

 

No caso da Sinergia não há a necessidade de uma carta para que ela seja útil, mas havendo determinada carta que naturalmente aproveita o seu efeito, ela se tornará mais versátil/eficiente.

 

No caso da Afinidade não há necessidade de nenhuma carta para que ela seja útil, pois sua utilidade natural já é de valor para o baralho, mas quando outras estão em jogo ambas são aproveitadas de maneira mais satisfatória.

 

No caso de um Combo há necessidade de uma determinada carta em específico, sem a qual não há aproveitamento do efeito de uma das cartas, que em conjunto produzirão um efeito extremamente eficiente.

 

Um baralho pode possuir as três modalidades de aproveitamento conjunto das cartas sem efeitos negativos, muitos dos baralhos mais poderosos funcionam à base de combos e sinergias, mas sempre observam nas cartas alheias à relação essencial que existe entre as cartas de um combo, ou da sinergia, uma afinidade para que haja a coesão essencial do pano de fundo estratégico do baralho, sem o qual o baralho se torna apenas um emaranhado de cartas que aguarda um determinado conjunto de cartas surgir.

 

Assim sendo busque aquelas cartas que se encaixam de forma natural, em termos de eficiência, estratégia e até mesmo tema do baralho. Pois assim, toda a rede de cartas que compõe o seu baralho estará devidamente conectada e as chances de se perder durante o jogo, no aguardo de uma carta, esperando para que o baralho funcione podem chegar a quase zero.

© 2013-2014 Card Game do Anel

bottom of page